Sobre mim
A Dra. Sheila Cruz Araujo é pesquisadora em Bioinformática Estrutural e Biologia Computacional, atuando na interface entre biologia estrutural, biofísica computacional, inteligência artificial e química medicinal para acelerar a descoberta computacional de novos fármacos. É licenciada em Ciências da Natureza pela Universidade de São Paulo (EACH-USP), mestre e doutora em Ciência e Tecnologia – Química pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Durante o doutorado, realizou estágio de pesquisa na University of British Columbia (UBC), Canadá, desenvolvendo estudos em descoberta computacional de fármacos para doenças negligenciadas. Atualmente, é pesquisadora de pós-doutorado no Laboratório de Bioinformática e Sistemas (LBS) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde desenvolve pesquisas em modelagem molecular, dinâmica molecular, docking, bioinformática estrutural e inteligência artificial aplicada à descoberta de fármacos. Também atua no desenvolvimento de pipelines computacionais e metodologias reprodutíveis para análise estrutural de biomoléculas. Colabora com grupos de pesquisa nacionais e internacionais, buscando integrar biologia estrutural, ciência de dados e inteligência artificial para desenvolver soluções inovadoras aplicadas à descoberta de novos terapêuticos e à pesquisa translacional.
Projeto principal

Triagem racional, obtenção e validação de biocompostos e suas combinações para uma pecuária bovina sustentável, sanitária e de alto rendimento - Inibição da metanogênese e combate à tripanossomíase bovina
Esse projeto contribui para uma pecuária bovina sustentável e de alto rendimento, por meio da identificação, obtenção e validação de biocompostos naturais e suas combinações, que possam otimizar a produção, reduzir o impacto ambiental e melhorar a saúde animal. Realização da prospecção de metabólitos naturais presentes em óleos essenciais (OEs) para adição na ração animal, visando reduzir a população de arqueobactérias no rúmen de bovinos e, consequentemente, diminuir a emissão de metano. Além disso, o projeto utiliza métodos computacionais e experimentais integrados para desenvolver peptídeos inibidores de proteínas específicas de patógenos envolvidos na tripanossomíase bovina, como o Trypanosoma vivax. A pesquisa integra técnicas de quimioinformática, modelagem molecular e biologia estrutural para garantir soluções inovadoras e sustentáveis para a pecuária brasileira, com impactos positivos na produtividade e na saúde animal.
Trajetória
Residente pós-doutoral
UFMG · 2023 - Atual
Pesquisadora de pós-doutorado no Laboratório de Bioinformática e Sistemas (LBS/UFMG), atuando no desenvolvimento de metodologias computacionais para Bioinformática Estrutural, Biofísica Computacional e Descoberta Computacional de Fármacos. Desenvolve pesquisas envolvendo modelagem molecular, dinâmica molecular, docking molecular e proteína-proteína, triagem virtual, inteligência artificial e produtos naturais, com aplicações em doenças infecciosas, biotecnologia e pecuária sustentável.
Tutor EaD
POLO UAB / IFSP · 2021-2023
Tutoria da disciplina de Estágio Obrigatório do curso de Pedagogia na modalidade EaD, acompanhando estudantes em atividades acadêmicas e práticas supervisionadas.
Professora de Química, Biologia e Ciências
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo · 2012-2023
Atuação como professora de Química, Biologia e Ciências nas redes pública e privada de ensino, desenvolvendo atividades de ensino, planejamento pedagógico e acompanhamento da aprendizagem dos estudantes.
Formação
Licenciatura em Ciências da Natureza
Universidade de São Paulo (USP) · 2008-2012
Mestrado em Ciência e Tecnologia - Química
Universidade Federal do ABC (UFABC) · 2013-2015
Doutorado em Ciência e Tecnologia - Química
Universidade Federal do ABC (UFABC) · 2017-2021
Período Sanduíche (Doutorado)
University of British Columbia (UBC) · 2018-2019
Nas notícias
release · 2026
Da capa da Science à RNApedia: o futuro do design de RNA passa pela Bioinformática Estrutural
event · 2026
Inscrições abertas para o I Simpósio Brasileiro de Bioinformática na Educação acontece em outubro na UFMG
release · 2026
Defesa de doutorado apresenta nova plataforma de IA para descoberta de peptídeos bioativos
